top of page

Aprender fazendo: a chave para um aprendizado transformador

  • Foto do escritor: Elvis Miranda
    Elvis Miranda
  • 25 de fev. de 2023
  • 1 min de leitura

Você já ouviu falar sobre a importância do aprender fazendo na educação? Esse conceito, também conhecido como learning by doing, tem sido estudado há décadas e é considerado uma das formas mais eficazes de aprendizado.


Os estudos de John Dewey, um importante filósofo e educador americano do século XX, foram pautados pelo aprender fazendo em experiências com potencial educacional. Ele acreditava que a aprendizagem não se dava apenas por meio de informações transmitidas pelo professor, mas sim por meio da experiência prática do aluno.



ree

Essa ideia converge com as ideias de Paulo Freire, um dos principais educadores brasileiros, que também defendia a importância de experiências de aprendizagem que despertassem a curiosidade do aluno. Segundo Freire, ao pensar o concreto, o aluno conscientiza-se da realidade, pode questioná-la e, assim, a construção de conhecimentos pode ser realmente transformadora.


Portanto, é importante que a educação permita que os estudantes coloquem em prática o que estão aprendendo, por meio de atividades que despertem o interesse e a curiosidade. Isso pode ser feito por meio de experimentos, projetos, trabalhos em grupo, entre outras atividades que incentivem o aprendizado ativo e participativo.


E você, o que acha da importância do aprender fazendo na educação? Acredita que essa abordagem pode ser mais eficaz do que a transmissão passiva de informações? Deixe sua opinião abaixo!

 
 
 

Comentários


bottom of page